Atrás das palavras: Alexandre Vieira
- Letícia Oliveira
- 1 de set. de 2017
- 3 min de leitura
Hoje, o Atrás das palavras é com um amigo e parceiro muito simpático, o Alexandre. Que nos contou sobre seu envolvimento com o mundo literário e sobre como surgiu a ideia de um IG neste ramo.

1- Bem, o mundo da literatura é atualmente dominado pelas mulheres, desde autoras a leitoras. Por isso, gostaria de saber quando começou essa sua paixão? Quem foi seu maior incentivador?
Essa paixão começou na fase escolar entre meus 11 pra 12 anos, as minhas colegas, sempre me falavam que escrevia muito bem, apesar de ser meio tímido, e não tem muita confiança em mi mesmo. E quem me incentivou foi um professor que sempre me defendia, já que sofria algumas brincadeiras na escola devido a meu jeito peculiar..
2- Te entendo. Mas como surgiu essa sua ideia de compartilhar suas leituras?
Sempre tive vontade de compartilha-las e já vinha acompanhando várias páginas, blogs, e canais de leitura, e trocava livros e ideias com as pessoas próximas a mim, mas ganhei confiança em mim mesmo, então eu resolvi por em prática os conselhos e incentivos que vinha recebendo, principalmente por parte de minha família, apesar de gostar muito de escrever eu não entendo muito como é que funcionava essa área, eu sou daqueles que ainda preferem a caneta e o papel, aos invés da tecnologia hoje usada.
3- Qual a maior dificuldade você vê, em bem tentar se aventurar nesse meio?
A maior dificuldade minha que eu vejo, é saber como conciliar o trabalho,estudos, livros e a literatura, apesar de eu tentar ser mais presente e querer expandir e compartilhar esse meu hobby com os outros, eu sinto, sei que necessito de mais tempo e assistência chegar o mais longe.
Hoje em dia vemos mais leitores e escritores adeptos do romance. Na sua opinião, qual pode ser um dos fatores para isso?
Acho que um fato é certo, os romances escritos evoluíram e atendem mais o gosto do leitor, antigamente você só via romances tipo contos de fadas e com finais muito clichês e poucos diferenciados, hoje você encontra os mais diferentes tipos de romances, os contos de ficção, os juvenis, os para adultos, os realista, os inspirados no cotidiano atual, e principalmente os mais diversos e novos temas abordados, polêmicos que a mesmo tempo gera questões e debates sobre o assunto. É isso que penso que chama mais atenção do leitor atual. É um gênero com várias facetas e que pode tirar lições de várias maneiras
4- Quem te acompanha, sabe que os livros do Sparks são seus amores. Então o que você acha que torna os livros tão únicos para serem lidos no mundo todo?
Na minha opinião eu vejo que os livros de Nicholas Sparks, sempre trazem junto com o romance, assuntos relacionados a diversos temas, simples mais ao mesmo tempo presente e reais na vida das pessoas, o amor sempre estar presente e se renovar e reinventar, e não tratam só de amor de entre um par de pessoas, trata-se também sobre família, escolhas, perdas e o crescimento que o amor nos traz.
4- Nossa, que belas palavras. Por fim, qual livro que te marcou de um jeito, que mudou um pouco seu jeito de ver e pensar sobre o mundo?
Foram vários livros que mudaram um pouco a minha maneira de pensar sobre o mundo, mas um especial me fez refletir muito foi O segundo suspiro, que muitos vão achar que o filme que inspirou-o foi melhor, mas eu não penso assim. É uma história linda de superação, que nos ensina que apesar das tragédia e dramas da vida, podemos tentar nos reerguer e aceitar, mas também respeitar e ajudar o outro, e não há nada melhor que se deixar ser ajudado. Penso, que mundo deveria seguir esse exemplo, falta um pouco de solidariedade e assistência aos próximo, pensamos muito em nossos problemas, que eles são os maiores.
Adorei a conversa, e foi um prazer conhecer um pouquinho a pessoa por atrás das palavras.
Obrigado eu que agradeço pela atenção e pelo excelente iniciativa tomada.
ENTÃO? O que acharam desse nosso parceiro? E ficou interessado o Instagram dele é: @alexandrevieira7503.
Commentaires